Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MILITARES INATIVOS NÃO RECEBEM ADICIONAL DE ALIMENTAÇÃO

    A extensão da gratificação de etapa alimentar não possui caráter genérico, caracterizando-se, tão-somente, por sua natureza indenizatória. Neste caso, não é possível a sua concessão e extensão aos militares inativos. Este é o reiterado entendimento do Supremo Tribunal Federal.

    Em diversas ações judiciais intentadas por militares inativos do Estado de Sergipe, o Judiciário sergipano constantemente vinha admitindo e estendendo aos militares inativos o direito aos adicionais provisórios e de etapa alimentar, regulados pela lei estadual nº 4.289/2000, por entender serem verbas de caráter geral.

    Por outro lado, o Estado de Sergipe, através da Procuradoria-Geral, ingressou com vários Recursos Extraordinários junto ao Supremo Tribunal Federal. Alegando a violação aos arts. 27, “caput” e 40, parágrafo 8º, da Constituição Federal, a Procuradoria-Geral do Estado, através do seu corpo de Procuradores, sustenta que tal vantagem não possui caráter genérico e, na verdade, tem por pressuposto o exercício efetivo de função determinada e em condições específicas.

    O relator do processo, Ministro Gilmar Mendes, destacou na sua decisão que aquela Corte já firmou entendimento no sentido de não ser possível a extensão da gratificação da etapa alimentar aos militares inativos, por não possuir caráter genérico, caracterizando-se, conforme ressaltado, pela natureza indenizatória.

    Levando-se em consideração o grande número de ações intentadas por servidores militares inativos estaduais, em tramitação no Tribunal estadual e em grau de recurso, e com as decisões reiteradas do STF, o erário público estadual deverá economizar mais de 800 mil reais, que seriam destinados ao pagamento desses adicionais provisórios e de etapa alimentar aos militares inativos.

    • Publicações1702
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militares-inativos-nao-recebem-adicional-de-alimentacao/2229180

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)