Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SINDPEN é parte ilegítima p/ propor Ação Civil Pública

    A 3ª Vara Cível de Aracaju, ao julgar a Ação Civil Pública de número 201010300166 , proposta pelo SINDPEN - Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Sergipe, acolheu a arguição suscitada na contestação do Estado de Sergipe apresentada pela Procuradora do Estado Kátia Kelen , de ausência de personalidade jurídica do SINDPEN, por este não possuir registro no MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

    Ao MTE - Ministério do Trabalho e Emprego incumbe, através do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais , CNES, o registro de todas as entidades sindicais. Esta centralização cadastral permite assegurar a previsão Constitucional da Unicidade Sindical.

    Como consequência desta sistemática, somente após a conclusão do processo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e a expedição do "Registro Sindical", é que tem início a representação coletiva.

    No referido processo, o sindicato autor não demonstrou ter "Registro Sindical" junto no CNES do MTE há mais de 01 (um) ano, requisito indispensável para legitimá-lo a propor Ação Civil Pública, nos moldes do art. , inciso I da Lei 7.347/1985, o que culminou com o reconhecimento da ilegitimidade ativa do sindicato e consequentemente resolução do processo sem julgamento de mérito.

    • Publicações1702
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindpen-e-parte-ilegitima-p-propor-acao-civil-publica/2704887

    Informações relacionadas

    Victor Sousa, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Resumo sobre Contestação no Processo Civil

    Marcus Vinícius Rebouças, Estudante de Direito
    Notíciashá 6 anos

    Respostas do réu e Contestação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)